sexta-feira, 30 de março de 2007

Teatro audiovisual

Uma tendência ou uma manifestação na mudança de comportamento para o acesso à cultura?


O charme do teatro que pressupunha um inesperado encontro entre personagens e platéia pode estar com os dias contados. E para percorrer esta distância, bastam apenas alguns cliques. É o tempo real que utiliza meios audiovisuais, misturando a concepção de trailler cinematográfico, aos palcos. É a era YouTube na influência sócio-artística-cultural.

O Grupo Galpão e sua sede cultural, Galpão Cine Horto, já disponibilizam vídeos. Segundo o coordenador de produção da casa, Rodrigo Fidelis, a equipe decidiu reforçar suas ações na internet, para que haja mais democratização na cultura. “Desde o ano passado estamos mergulhando nesse universo. Nosso site passou por grandes mudanças, ficou mais dinâmico, com imagens dos projetos, ferramentas de promoções, cadastro do público, com serviços diários e um histórico com todas nossas ações”, conta Fidelis.

Além da reformulação no próprio site, e da comunidade no ORKUT , a equipe decidiu também disponibilizar vídeos, de vários projetos executados no/e pelo Galpão Cine Horto, no You Tube. No canal 'galpaocinehorto', é possível encontrar filmes tanto de encontros de profissionais, quanto imagens de espetáculos. “Pretendemos ainda disponibilizar trechos de aulas e oficinas ministradas aqui, para que futuros alunos possam ver o nosso método de ensino e a dinâmica dos nossos professores”, enfatiza Fidelis. Ele acredita que essa é uma forma de arquivar os eventos e ao mesmo tempo tornar público os projetos da casa.

Para o diretor, ator e produtor teatral Cássio Pinheiro, a internet é o meio mais democrático já inventado para haver troca de informações. Segundo ele, por ser produzido de modo artesanal, o teatro é carente da disponibilidade de recurso financeiro para uma divulgação em massa. “A internet, além de proporcionar um baixo custo à postagem de vídeos e materiais de divulgação, nos proporciona um contato mais direto com os internautas, possibilitando ainda a abertura de espaço para que ele manifeste sua opinião sobre esse ou aquele evento artístico”, completa.

Para Pinheiro, essa movimentação artística no You Tube ainda não pode ser considerada uma tendência em Belo Horizonte, já que, apesar da crescente profissionalização do meio artístico, a produção teatral na cidade ainda é muito amadora. De acordo com ele, é por esse amadorismo que muitos produtores ainda estão no “período cretáceo” do ponto de vista da internet.

Já o ator e produtor teatral Fernando Bustamante, acredita que as postagens de vídeos no You Tube pode ser consideradas uma tendência mundial. Ele postou na íntegra a peça infantil que produziu, 'A pequena sereia', porque acredita que esta seja a forma mais eficaz de divulgar o espetáculo. “A pedido de admiradores da estória infantil, residentes em diversos Estados, que não têm a oportunidade de assistir ao espetáculo, resolvi colocar a peça disponível na internet. Além do que, temos a possibilidade de divulgarmos a peça em todo o mundo e analisarmos os comentários da nossa montagem”, conta.

Grupo: Bárbara Teles, Pedro dos Anjos e Tássia Corina

4 comentários:

Unknown disse...

A matéria ficou interessante, mas acho que precisam pensar melhor a natureza dos links. Por exemplo, links para páginas de Orkut e You Tube deveriam levar a situações mais específicas nesses sites, conforme o assunto da matéria.
Geane

8o JN 1/2007 disse...

A matéria é bem legal, mas tbm acho desnecessário links para o Youtube e para o Orkut.

Andréa

8o JN 1/2007 disse...

Acho que ficou meio institucional, nao?

Fabio Correa

Danilo Roxette disse...

Há uma distinção entre Teatro Audiovisual, que pode ser aquela forma teatral que utiliza a linguagem do audiovisual na sua realização e o teatro filmado. A aplicação do título está mais para o primeiro.
Mas gostei do que li. Parabéns.